Instalando o Windows XP num Macbook

Vocês podem perguntar: Por que instalar o Windows num macbook ? Tenho dois motivos pessoais:

  • Eu trabalho numa empresa que exige que eu estude ingles pelo site www.globalenglish.com . Este site só é compatível com Windows, veja em http://corp.globalenglish.com. Francamente pessoal da Global English, vocês poderiam ter feito melhor :-/
  • As vezes construo páginas em XHTML / CSS e preciso testar essas páginas usando o Windows.

Vamos ao passo a passo:

Pré-requisitos:

  1. Baixe e instale o software gratuito de virtualização VirtualBox em: http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads
  2. Tenha um Windows XP bootable CD, ou seja, um CD do Windows XP que seja próprio para instalação. Coloque este CD no drive.
  3. E é claro voce deverá estar usando um Mac. No meu caso é um Macbook pro com o Mac OS X Snow Leopard.

Passos:

  1. Usando o Utilitário de Disco do Mac, crie uma cópia do CD do Windows no formato CDR e grave no seu HD. Irá gerar um arquivo com extensão CDR.
  2. Carregue o VirtuaBox e crie uma nova máquina virtual. O assistente do VirtualBox irá auxiliar nesta tarefa.
  3. Esse passo é importante: Selecione a máquina virtual que você criou e execute os itens:
    • Selecione no menu o item Definições depois o item Armazenamento e escolha Empty ou Vazio.
    • No lado direito da tela, no campo “CD/DVD Device” procure e selecione o arquivo gerado no passo 1.
    • De um clique no botão OK.
  4. Execute a máquina virtual.
  5. Se tudo deu certo o Windows iniciará a instalação.
  6. Após a instalação selecione a máquina virtual e dê um clique no botão Iniciar, para carregar o Windows XP.

Final Feliz:

  • Windows XP instalado e rodando virtualizado atravéz do software VirtualBox, num Macbook pro com Mac OS X versão Snow Leopard, (10.6).
  1. Prezados,
    Preciso urgentemente de uma ajuda.
    Instalei em meu Macbook Pro (Snow Leopard) o virtualbox e nele instalei o Windows Xp professional.
    Windows que roda na máquina virtual não reconhece nenhuma entrada USB.

    Já fui em Meu Computador > Gerenciar : Isso abre a janela de Gerenciamento do computador.
    Em seguida fui em gerenciamento de disco e ele reconhece o C e o drive D, entretanto não apresenta nenhum outro volume como E ou F. Portanto não se trata apenas de mudança de nome, pois ele sequer reconhece a existência destes volumes.

    Como faço para adicionar (quero dizer:o windows reconhecer) os 2 drivers USB que tenho no computador?

    Agradeceria qualquer instrução para realizar isso.
    Atenciosamente,
    Adalberto

    • Ola Adalberto,

      Eu verifiquei aqui no meu Macbook Pro e fiz um teste rápido.
      Carregue o VirtualBox e no rodape da tela, clique com o botao direito no mouse em cima do quarto icone da esquerda para direita.
      Vai aparecer um menu.
      Eu achei a opcao onde aparecia o nome do meu pen drive: Kingston, mas estava desabilitado.
      Entao eu voltei pro Finder no Mac e dei o Eject para desabilitar o pen drive no lado do Mac.
      Voltei para o VirtualBox e cliquei novamente em cima no quarto icone do rodape da tela e apareceu a opcao com o nome do pen drive.
      Cliquei em cime do pen drive e já deu o sinal (o som) que encontrou o pen drive.

      Foi relativamente facil. Parece que vc tem que desativar o pendrive no Mac antes de ativa-lo no Windows XP usando o VirtualBox.
      Os dois juntos nao conseguem acessar o usb ao mesmo tempo.

      Qualquer coisa entre em contato novamente.

      Espero ter ajudado.

  2. Sergio, obrigado pela informação.

    Eu já tinha ejetado várias vezes o pen drive no mac, mas não funcionava. Entretant ao ejetar desta vez e clicar neste ícone ele reconheceu no windows!!!

    Muito obrigado
    Atenciosamente,
    Adalberto

    • ola Pedro!

      Eu sempre uso redes wireless no meu macbook antes de ativar o virtualbox e depois entro no virtualbox.
      Quando uso o windows xp (no virtualbox) já estou conectado a internet.

      Foi isso que vc perguntou ? 🙂

      []’s
      Sergio

  3. Olá, adorei a dica para porta usb…tb n tava conseguindo conectar, mas agora esta tudo certo…Tenho uma dúvida. Instalei o xp através do virtualBox no meu mac e gostaria de saber se tem como instalar o office nessa versão do xp no virtual. Coloquei o arquivo do office num pen driver mas quando tento instalar da erro…vc sabe o que fazer para instalar corretamente?
    🙂

    • oi Camila.

      Que bom que gostou e a dica foi útil para vc.

      Para instalar o MS-Office no WinXP dentro da máquina virtual eu usei o próprio DVD de instalação do MS-Office.

      Usando o pen drive nunca tentei.

      Se puder por favor envie a mensagem (ou até uma imagem de tela) do erro que está aparecendo.

      []’s
      Sergio Lima

  4. por favor poderiam me ajudar qual virtual box instalar no macbookpro para rodar o windows xp professional, pois entrei no site p fazer o download e encontrei varios virtualbox, grata desde ja

  5. ola sergio, caso tenha instalado no boot camp o windows sera que qualquer arquivo que rode em windows rodara normal no mac? ou seria necessario fazer o virtualbox?grata miriam

      • bom..e que fiz como explicam no boot camp rodar o windows eu tenho xp professional e instalar o virtualbox e instalar o windows novamente ! ou seria melhor desinstalar o do boot camp e dps instalar no virtualbox? obrigada mais uma vez.

  6. É possivel instalar programas dentro do windows do virtualbox? Trabalho com design e preciso instalar o Windows XP pra poder botar o Coreldraw x5 na minha máquina, pois pra mac só existe o Corel 11, e esse já ta bem ultrapassado, há ferramentas que necessito que não existem nessa versão. Tem como instalar? Como faço ( obs: está em um pendrive o Coreldraw x5 ). Desde já, obrigado.

    • Ola Caio,

      Tudo bem ?

      “É possivel instalar programas dentro do windows do virtualbox?”
      Sim.

      “É obrigado a fazer uma cópia do windows no HD?”
      Tudo que está em meio magnético é sempre bom manter cópias.

      Caio, em relação as suas outras dúvidas não tenho experiência para te responder.
      Mas mesmo eu não sendo da årea de design eu já ouvi o pessoal dessa área dizendo que está adotando mais o Photoshop. Este sim
      está bem atualizado para Mac.
      Não tem como vc mudar seus projetos para Photoshop ou outro software que esteja sendo atualizado constantemente ?

      Mas é apenas uma ideia.

      Obrigado por acessar meu blog.
      Sergio Lima

  7. Olá, segui os passos, e instalei numa boa., mas só que a memória tá indo pro brejo, e fica lerdo o sistema. Tenho 4 GB. Tem alguma opção para melhorar, ou só colocando mais memória?

    • Olá Ernesto,

      Uma máquina virtualizada, normalmente fica um pouco mais lenta mesmo.

      Aumentar a memória vai deixar mais rápido os processos que exigem mais a utilização de memória RAM.

      O que se recomenda é que vc aumente a memória RAM de sua máquina virtual no máximo em 50% da memória RAM do seu computador real.
      Por exemplo meu Macbook tem 2 GB de memória RAM. Então posso definir a memória RAM da minha máquina virtual em no MAXIMO 1 GB.
      E cuidado para alterar esses valores de memória RAM da máquina virtual. Um dia perdi a máquina virtual. Ela não executou mais pois deixei
      por engano um valor de memória RAM maior que a capacidade de memória da máquina real.

      Que bom que seguiu o meu post e a instalação ocorreu com sucesso.
      Espero continuar ajudando.
      []’s

  8. ola pessoal meu nome e Ronildo alguem poderia me ajudar com ums driver, tenho um MACBOOK mais não consigo encontra os driver da placa de rede, wirelless, bom as descrição das mesmas [ Broadcom bcm4321ag 802.11a/b/g/draft-n wireless network adpter pci] [ marvell yukon 88e8058 pci-e gigabit ethernet controller pci ] por favor quem poder me ajudar ficarei muito agradecido?????

  9. O meu esta com o mesmo problema de USB desabilitado, porem o mesmo procedimento não da resultados. Alguém sabe como resolver?

  10. Estou com o mesmo problema do Luiz. Não consigo instalar a extensão que está no site do virtualbox.
    Se alguém souber a forma de resolver fico grato.

  11. Olá!

    Para aqueles que estão com problemas para acessar a USB, por favor, verifiquem se os passos a seguir resolvem.
    Em caso contrário, por gentileza, especifiquem mais o problema: mensagem de erro por exemplo.

    1>Vá para System>Administration>Users and Groups
    2>Clique em “Manage Groups”
    3>Role a tela e ache o grupo “vboxusers”
    4>Clique no campo em baixo do seu nome de usuário.
    5>Reinicialize o Windows.
    Agora tente acessar o drive USB, clicando no ícone USB que fica no rodapé da tela da máquina virtual e selecione seu drive USB.

    Espero ter ajudado.


Deixe um comentário

